GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

29 março, 2006

É nóis no MinC :-)

Peço licença a todos para um post auto-referencial, i.e., o GameCultura falando do GameCultura:

Hoje, o José Murilo, editor da seção de Cultura Digital, do site do MinC (Ministério da Cultura), e do blog e site Ecologia Digital, me alertou para o fato dele ter publicado o nosso post sobre a Geração M na revista americana Time da semana passada, no site do Ministério da Cultura.

Embora eu ainda esteja devendo um post mais detalhado sobre essa matéria, a qual só conseguirei ler na integra amanhã, fico muito feliz pelo reconhecimento que o José Murilo, e assim o Ministério da Cultura, tem dado ao nosso trabalho de mostrar o videogame como uma forma de cultura, e não apenas como entretenimento e mercado.

Quando comecei o blog da GameCultura quase um ano atrás, sabia que se fizesse um blog como todos os outros falando sobre jogos apenas, certamente eu teria uma visitação muito maior, e mais chances de negócios. Mas a opção foi por um veículo que saísse fora dos outros veículos em games, e que se preocupasse mais com o leitor, com o jogador, e com a cultura, e portanto a sociedade, do que com as empresas produtoras, as escolas, o mercado e os próprios jogos. Fico muito feliz de estar também influenciando um pensamento mais amadurecido sobre o videogame, as empresas e a cultura brasileira sobre videogames, assim como outros veículos como o GameRepórter do Dolemes, através de palestras, aulas, e artigos que venho publicando com o Grupo de Pesquisa em Games do Senac-SP.

É muito bom também ver que os blogs vêm amadurecendo como veículos. Figurar no site do MinC, como o primeiro blog a ser publicado, ao lado de feras como O Estado de São Paulo, a Folha de São Paulo, Jornal do Commércio, O Globo, Observatório de Imprensa, entre outros veículos escolhidos a dedo, faz com que eu o todos os colaboradores da GameCultura nos sintamos mais que lisonjeados, ainda mais, saber que estamos no caminho certo, e que cada post é mais do que uma alegria, mas uma grande responsabilidade.

Esperamos poder continuar e melhorar a cada dia esse trabalho de fé e conscientização.
Obrigado a todos.

RSS: Não deixe de assinar o RSS do Cultura Digital do MinC em seu feeder de notícias.

2 Comments:

At 31/3/06 10:14 AM, Anonymous Anônimo said...

Alô Roger,
Legal o destaque! E por falar em canal aberto, você viu que nesta segunda-feira, dia 3 de abril, encerram-se as inscrições para os concursos de Desenvolvimento de Demos Jogavéis e de Jogos Completos – JogosBR 2005/2006, voltados para pessoas físicas e empresas brasileiras, já atuantes ou iniciantes na área de produção de jogos eletrônicos?
Tá lá no site do MinC, pois para nós aqui, game certamente é cultura.
Abração.

 
At 2/4/06 11:08 AM, Blogger Roger Tavares said...

eh mesmo, como o pessoal da jogos daqui já havia lembrado, acabei deixando de fora do blog pq como eu só coloco um post por dia, tem de selecionar bem, e eu acabo tentando evitar as repetições.
http://www.jogosdaqui.com.br/index.php?p=c&id=338

mas valeu o lembrete.
Desenvolvimento de demos, fecha amanha, 8 prêmios de 30 mil reais, e o mais importante: o direito autoral continua seu.

 

Postar um comentário

<< Home