GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

20 março, 2006

Geração Multitasking

A capa da revista Time esta semana traz uma reportagem sobre a geração multitasking, que eles chamam de Geração M.

Segundo a reportagem 82% da molecada já está online antes da 7a. série, e eles fazem um monte de coisas ao mesmo tempo, como ficar no Instant Messenger enquanto fazem a licao de casa, ouvindo música, vendo filmes, e até jogando.

[Peraí, deixa eu trocar de música]

Caso você não tenha acesso a uma revista, pegue o gostinho neste link. Eles não deixam vc ler a matéria toda. Vou ver se acho a revista em alguma biblioteca e ver se a abordagem é conteudista, empirista, ou achista. Depois atualizo vocês.

Apenas como antídoto, depois da matéria leia o último livro do Steve Johnson, que aqui no Brasil saiu com o nome besta de Supreendente!. Não que o nome original seja muito melhor, mas esse eu reservaria para caso alguma celebridade escrevesse qualquer livro bom. Mas enfim, Johnson mostra como esse excesso de multitasking, por mais besta que seu conteúdo seja, pode ter seu lado bom.

Sobre a abordagem conteudista (qualidade do conteúdo), e se ela realmente é tão imporante, recomendo o livro do James Paul Gee.

UPDATE: Localizei um exemplar da revista aqui perto no SENAC Consolação. Esta semana vou passar lá para ler a revista, e aproveitar para matar a saudade dos amigos de lá. Depois atualizo este post.

7 Comments:

At 27/3/06 2:08 PM, Blogger Roger Tavares said...

brigadaum pelo super comentário lynn.

eu gosto muito daquela frase do prensky:
“é como se suas estruturas cognitivas fossem paralelas, não seqüenciais” (prensky, 2001:44),

embora eu duvide que o ser humano tenha tido um dia alguma coisa sequencial :-)

bjsssssssss

 
At 27/3/06 2:09 PM, Blogger Roger Tavares said...

putz, faltou o livro, sorry

PRENSKY, Mark (2001). Digital Game-Based Learning. New York, NY: McGraw-Hill.

 
At 29/3/06 10:51 AM, Anonymous Anônimo said...

alô roger,
ótimo post, e ótimo blog.
selecionei para figurar lá na seção 'cultura digital' do site do MinC (ministério da cultura). vale mencionar que é a primeira matéria de blog a entrar no espaço, o que indica a mudança nos tempos. seguirei acompanhando.
abraço, e parabéns pelo trabalho.

 
At 29/3/06 3:44 PM, Blogger Roger Tavares said...

prezado jose murilo

voce nao pode imaginar como esse acontecimento me fez feliz hoje.

qdo comecei o blog gamecultura a preocupacao era fazer uma coisa mais madura para um mercado em desenvolvimento, que se preocupasse acima de tudo com a cultura e nao com o mercado.

figurar no site do ministerio da cultura, ainda mais ao lado do globo, da folha de do estado de sao paulo, do observatorio da imprensa e do jornal do commercio, entre outros, sendo tambem o primeiro blog entre todas essas feras, mostra não só que o nosso blog está no caminho certo, mas que o amadurecimento da cultura leva ao amadurecimento de seus meios, e vice-versa.

eu digo isso a partir de uma midia, blogs de games, que em sua quase totalidade tratam de joguinhos, mercado e entretenimento. poucos deles se importam com o jogador ou menos ainda com a cultura.

e sao reconhecimentos como o seu, e do minc, que fazem cada post e cada visita ser mais do que um prazer, e sim uma grande responsabilidade.

muito obrigado, e esperamos continuar fazendo sempre um bom trabalho, e figurando sempre no site do ministerio da cultura, além de termos também aberto o caminho para os outros blogs. sinal dos tempos.

grande abraco
roger

ps: adorei o seu blog, vou linkar aqui
http://ecodigital.blogspot.com/

 
At 7/5/06 8:58 PM, Blogger JoHnNyJ said...

Hey I have been looking through the blog and just wanted to say nice job! the info in here is great I have found the info about 360 box oblivion x to be very cool thanks!!

 
At 9/8/06 6:47 PM, Anonymous Anônimo said...

I am here because of search results for blogs with a related topic to mine.
Please,accept my congratulations for your excellent work!
I have a thomas pc game demos site.
Come and check it out if you get time :-)
Best regards!

 
At 29/1/08 2:50 PM, Blogger Falcon said...

Tenho grande preocupação com as conseqüências de longo prazo para essa “geração M”
Minha preocupação baseia-se no fato de que é necessário possuir competências adequadas para se criar, construir, desenvolver alguma coisa de concreto na vida.
Entende-se por competência a soma do conhecimento, das habilidades e da atitude (CHA). O fato de possuirmos elevado conteúdo de conhecimento pela facilidade das ferramentas de comunicação não nos torna mais ou menos competentes, apenas nos dá a certeza de que a cada nova informação sabemos que não sabemos nada sobre o infinito de todo conhecimento disponível no universo. Neste sentido, felizes eram os povos primitivos que não sabiam o quanto eram ignorantes.
A geração m está conectada com as informações em abundância e em profundidade com toda a diversidade. São verdadeiros mata-borrões que sugam a tinta do conhecimento, porém sem tempo disponível e nem mesmo interesse em desenvolver habilidades para poderem fazer uso deste conhecimento.
Seria pedir demais esperar um pouco de atitude. Tirar a bunda da cadeira, nem mesmo par buscar um copo d’água, preferem beber virtualmente.
Receio quem estamos formando um grupo de incompetentes que em pouco tempo não mais necessitarão de seus próprios corpos e acabarão se transformando em uma memória de alguns milhões de gigabytes.

Marcos Falcon.
Blogdofalcon.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home