GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

12 junho, 2006

Yes, nós temos PhD em Videogames!!!

Lembro--me muito bem, e a web não me deixa esquecer, de uma matéria de 2005 da CNN Money com um título muito curioso: What's next: a Ph.D. in video gaming?

A matéria versava sobre como o Video Game atinge um status acadêmico oficial através da doação de uma cadeira na
University of Southern California. Embora eu discorde em vários pontos da tal doação da cadeira, o título me chamou muito a atenção, pela CNN achar esquisito que o videogame, entre tantas outras novas ciências, não pudesse, ou merecesse, galgar um status científico.

Nesse caso, eu tenho uma novidade bastante egocêntrica para a CNN Money: Dia 7/06/2006 na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, tomou lugar a defesa e a aprovação da minha tese de doutorado em Comunicação e Semiótica, com o objeto de estudo Videogames e Pós-humanidade. Dois temas bastante controversos no âmbito acadêmico.

Uma banca interdisciplinar com a presença de intelectuais nas áreas de literatura, semiótica, comunicação, arquitetura e novas mídias, prestou suas considerações e fez perguntas e correções bastante interessantes sobre o trabalho em questão, aprovando-o ao final com a nota máxima.

Como autor desses 6 longos anos de trabalho sobre esse tema (mestrado mais doutorado), gostaria de agradecer à banca, a todos que me ajudaram criticando ou elogiando o trabalho em seu andamento, e parafrasear o filósofo americano Charles Sanders Peirce, um dos pilares teóricos que me utilizei, quando este recebe uma homenagem por seu trabalho, ao defender a lógica como ciência e não como mera curiosidade (qualquer semelhança aqui não é mera coincidência):
Esta vitória não é minha. É dos videogames.

A tese em breve estará disponibilizada no site GameCultura.

4 Comments:

At 12/6/06 1:25 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabens Roger

Você merece pelo tempo e esforço colocados nesse trabalho , sei de agora em diante vocÊ vai ter cada vez mais vitorias

Boa sorte e Felicidades

 
At 12/6/06 1:33 PM, Blogger Roger Tavares said...

Obrigado Gilberto.

É uma vitória para todos nós que prezamos pelo amadurecimento desta forma de mídia, tão poderosa e tão cativante.

 
At 2/7/06 12:07 AM, Anonymous Anônimo said...

Querido afilhado-padrinho-mestre-amigo Roger,
Entrar no blog de um doutor já é um privilégio. Um doutor em cibercultura - muito mais!Queremos aprender mais e sempre com você e a sua turma de bloggeros e gameros, mas confessamos: não é fácil compreendê-los! Há muitas perguntas, muitos questionamentos, mas vamos esperar, conhecer um pouco mais e deixar para fazê-los aos poucos. Agora, é momento de comemorar a sua vitória!
Nosso carinho e admiração,
Silvio e Eloisa

 
At 2/7/06 12:10 PM, Blogger Roger Tavares said...

queridos amigos
é muito bom chegar ao fim de um doutorado e ver que ainda tenho a felicidade de estar com voces

na saúde e na doença
na alegria e na tristeza


;-)

 

Postar um comentário

<< Home