GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

25 abril, 2006

Videogame vira peça de museu!

É claro que não me refiro a mais nova e moderna forma de entretenimento disponível no mercado, mas da nova seção aberta recentemente no Museu da Imagem e Movimento de NY. O Momi, como é conhecido o Museu, dedica a exposição a Ralph Baer, "o pai dos videogames domésticos".

A reportagem completa da Folha de São Paulo pode ser vista AQUI

Acho muito interessante a forma como o mercado de entretenimento digital vem caminhando. A velocidade e a intensidade que são mostradas novidades na área e mudança cultural que os jogos provocam, em apenas pouco mais de 35 anos de existência, os videogames já produziram material para entrar e fazer parte de um museu no sentido de já expressar uma forma relevante de produção artitica e, pela própria mudança da linguagem dos jogos, essa linguagem já possui o "status" de merecer ser recordada.

Muito feliz a iniciativa do MOMI e aguardamos iniciativas semelhantes serem feitas aqui em terra brasilis.

UPDATE: Valeu a dica Brunão, mas vou ter de completar a parte da iniciativa, pois desde o ano de 2000, a meca das novas mídias o ZKM (Centro de arte e mídia em Karlsruhe, Alemanha) já possui uma exposição permanente de videogames, World of Games, e que já foi inclusive atualizada em outubro de 2004, como World of Games: reloaded. No ZKM não tem uma Brown Box, que eu adoraria ver, mas eles tem o Tennis for Two, do Hingbotham, de 1958, 8 anos anterior ao genial Ralph Baer.
vlw, roger.