GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

04 abril, 2006

Dicas da Gamecultura: Conteúdo

Hoje, o super fanzine eletrônico Nova-E, publicou um artigo sobre a nossa futura TV Digital, assinado por ninguém menos que o Ministro da Cultura, Gilberto Gil, e pelo Secretário do Audiovisual, Orlando Senna.

O artigo traz uma grande verdade: o debate sobre TV Digital na mídia, é apenas tecnológico, focado apenas no padrão de modulação, responsável pela transmissão e recepção dos sinais, um dos aspectos-chave de qualquer sistema de televisão digital.
Depois o artigo apenas cita as coisas importantes que são deixadas de fora, e por fim acaba se concentrando na questão do conteúdo. Infelizmente.

Não porque o conteúdo não seja importante, claro que é. Mas a gamecultura tem nos mostrado cada dia mais como a abordagem conteudista não é tão mais relevante em nossa época ciborgue. Infelizmente o artigo que ia muito bem, acaba se afundando nessa abordagem, e se enterrando pelo estímulo à programação regional e à veiculação da produção independente brasileira nas emissoras públicas e comerciais.

Como será a TV Digital, isso ninguém sabe, mas que ela pode pegar umas dicas com uns 50 anos de gamecultura, isso ela deveria. Narratologia, enunciação e conteúdo são temas fortes nessa área.

E a dupla de articulistas fica nos devendo as coisas que ficaram em aberto no artigo. Estou aguardando.

E não deixe de assinar a Nova-e pow!