GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

04 março, 2006

O game design de Tetsuya Mizuguchi

Com os boatos de uma nova versão de Rez, agora opara o PlayStation Portátil, PSP, vale a pena relembrar um pouco da história e do design do game designer de Rez, Meteos, Space Channel 5 e sua protagonista Ulala, e também do blockbuster Sega Rally.

Pra quem não conhece o Rez (PlayStation e DreamCast) é uma experiência visual, sonora e um gameplay fascinante, principalmente para um shooter, que são os sofredores mais comuns do mal do realismo exagerado. É um jogo dedicado ao pintor franco-russo Василий Кандинский (Wassili Kandinksi - 1866-1944).

Miziguchi era o diretor de criação da United Games Artists, uma desenvolvedora da Sega, até 2003, quando esta se funde ao Sonic Team. A atual empresa dele chama-se Q Entertainment. Ele também está bastante envolvido com música e as trilhas sonoras de seus jogos são sempre um capítulo à parte (no Space Channel é o capítulo principal).

Seus últimos lançamentos são o puzzle (e que puzzle) Lumines (PSP) e em breve o aguardado Ninety-Nine Nights (X-Box 360).


Vale a pena ler a entrevista do artista no site Kiziko (acho que muitos de vocês só conhecem só o Kiziko Babes).

Tem uma entrevista também e umas imagens em alta no FinalBoss da UOL, boa, mas eu prefiro a do Kiziko. E um vídeo do 99 Nights no XboxyDE.

Se você curte game design, não deixe de estudar o trabalho do Miziguchi. Pena que tem de ter todas as plataformas.