GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

03 março, 2006

2 meses de gamecultura brazuca

Preciso fazer um rápido balanço dos meses de janeiro e fevereiro de 2006. A partir deste balanço tenho certeza que todos vão achar que 2006 será um grande ano para a cultura dos games. QUALIDADE E DIVERSIDADE PARECEM SER AS DIRETRIZES PARA 2006.
  • Nunca houve tantos blogs e sites novos de gamecultura. Os antigos parece que estão amadurecendo e perceberam que os seus leitores não querem apenas dicas e truques. O resultado dos melhores de 2005 no GameSpot mostra bem isso: 100 páginas de comentários de todos os jogos indicados, com feedbacks mais caprichados ainda para os ganhadores de cada categoria. Chega de listas vazias!!!
  • Os eventos, que já estavam grandes em número ano passado, parecem agora crescer em qualidade e em diversidade. O Festival de Jogos Universitários organizado pela PUC-SP em junho, a nova edição do Game_Cultura do Sesc Pompéia em Julho, e o mega-evento de cultura gamer AGE - Arena Gamer Experience - em agosto, são apenas 3 provas que a gamecultura hoje já está sendo vista como muito mais do que fazer e vender joguinho de computador.
  • A organização de eventos científicos em games em 2005, como o SBGames, o Simpósio de Gamecultura, e o Videogames na Educação, também se fortificou e faz assim com que as iniciativas de captação de recursos e os editais do governo comecem a apontar possibilidades de investimento na produção de jogos nacionais.
  • A inclusão de uma disciplina de game design no currículo do IED - Instituto Europeo di Design, antecipando-se à matriz italiana, e a abertura de uma pós-graduação em games em São Paulo (antes só no Rio) mostram o game chegando à outras modalidades de cursos, embrenhando-se ainda mais na cultura e na economia.
Se depois de tudo isso você ainda acha que 2006 não vai ser um grande ano para o crescimento QUALITATIVO dos games, então não sei o que pode mudar a sua idéia. Talvez o ano de 2007...

Aqui no Gamecultura as coisas também não foram diferentes.
Muita coisa nova tem acontecido, todos os dias, e a rede de pessoas interessada em qualidade e diversidade gamer tem se mostrado o bem mais valioso que uma cultura emergente pode ter.
  • O Blog Gamecultura apesar de ter quase um ano, dobrou seus pageviews em janeiro, e dobrou de novo em fevereiro, dois meses que são meio mortos aqui no bananão.
  • Esse sucesso todo no início de 2006 não seria possível sem a força a parceria de grandes caras e grandes empresas que tem investido muito mais que seu tempo e grana nessa iniciativa de profissionalização gamer.
    Apenas para citar alguns (se eu esqueci de alguém me perdoe, eu atualizo o post): David do Gamerepórter, Bruno da Xuti, o pessoal da Tilt, do Minimídia e Jogosdaqui, Paulo do Stroboman, Danilo ex-GreenLeaf, Grupo de Pesquisa em Games do Senac-SP, Grupo de Comunicação e Semiótica dos Games da PUC-SP, e os sumidos mas sempre presentes, pessoal da Insólita Studios e o Théo Azevedo da UOL Jogos. A todos vocês, e a todos os colaboradores do Gamecultura, meu muito obrigado.
Ainda tem muito mais coissa pra acontecer (principalmente depois que eu defender o meu doutorado pô), mas isso a gente vai registrando em marco e abril, maio e junho, julho e agosto...

Até lá, grandes games para todos, e vamos construindo a nossa cultura.

1 Comments:

At 4/3/06 10:36 AM, Blogger Roger Tavares said...

Even so this is not a comment for gameculture, its an advertising for free movies about swords technics, i have published it in respect to the big number of gamers who loves games based on japanese culture, like animes and mastering of martial arts and fighting.
The only thing strange for me is to "make a peaceful world" using a log 2 hands sword.

I try 2 of the movies, and they seems interesting. I think lovers of this stuff will love it.
The only problem is they dont work in my FireFox browser, and i had to use the old and slow Internet Explorer.
The high definition of the videos seems to be another problems for some low bandwitch connections.

Peace
Roger

 

Postar um comentário

<< Home