GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

15 janeiro, 2006

Open Source para videogames. FINALMENTE!!!

Na útlima edição do SBgames, alguém da audiência fez a pergunta que não quer calar: Existem jogos Open Source para videogames?
Em desacordo com o NÃO da resposta, vou postar aqui alguns links para os developers que não podem, ou não querem, se sujeitar às majors dos videogames.

GP2X - (o da foto) GamePark 32, roda em Linux, maquininha poderosa que recentemente resolveu seus problemas de licença GPL, provavelmente é a grande promessa.
Projeto Ninja - Promete ser mais poderoso que o GP32 (lá vem a conversa de meu hardware ~e mais poderoso que o seu novamente), mas ainda está muito no começo.
Site da Dignisys (em coreano, claro).

Obviamente ainda tem-se poucos jogos, mas se você der uma olhada nessa LISTA DE JOGOS PARA GP32 vai achar muitas surpresas.
Outra saída pra quem conseguir um brinquedinho desses, são as enormes opções de emuladores, que vão desde ZX Spectrum e Commodore 64, até M.A.M.E., GameBoy Advanced, e Java Virtual Machine!!!

Bom, se voce está feliz com seus jogos "do mercado" para seus Nintendo DS, Playstation PSP, e até seu GameBoy, e não se importa das majors escolherem o que você pode jogar ou não, obviamente isso não tem utilidade nenhum pra você.
Mas se você está cansado da mesmice e da falta de visão deles, imagine o que desenvolvedores independentes ou gameartistas, poderão fazer com máquininhas dessas, abrindo novas opcções, realizando testes, explorações, modificações, e diversão como você sequer imaginou.

Preço do GP2X nos Estados Unidos, U$ 189,00, (o GP32 sai por U$ 164,99, incluindo dois jogos) e a loja GP32z vende sem taxas lá (portanto, o mesmo preco dos amigos coreanos). Não sei como fica pra trazer um pra cá, eles dizem que chega em 48 horas, via USPS Air-Letter post, mas a gente pode conversar com eles no MSN da GP32Z (in english please).

Desenvolvedores, estou contando com vocës!!!