GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

18 janeiro, 2006

Apple de olho nos games

As vezes é bom esperar um pouco antes de sair blogando que nem um maluco. Tenho perguntado aos macmaniacos (e olha que eu conheço uma renca deles) o que eles tem achado de ter um chip da "inimiga" dentro da belezinha deles.
Eu particularmente nunca achei os macs um grande hardware, só a série Quadra, e que hardware. O que torna o mac uma grande máquina é o seu sistema operacional, se bem que ultimamente eles andaram pisando na bola.
Mas de qualquer modo vou arriscar umas 3 cacetadas:

1. Não é a primeira vez que a Apple tenta um PC compatível. Com o lançamento dos Macs equipados com chips Powers PCs substituindo os Motorolas, houve modelos DOS compatíveis, como o 7600/180, que foi produzido por 7 meses apenas, além de inúmeros softwares e hardwares para se rodar o MS Windows no Mac, afinal não dá pra imaginar maior contra-senso do que rodar o DOS num Mac. Desejo mais sorte desta vez.

2. Porque eu e um monte de gente deixa de comprar Macintoshes? Não tem jogo pra Mac, ou pelo menos jogos legais, 3D, cinematográficos. Ou seja, aquela indústria milionária que vende mais do que Hollywwod fica de fora dessa plataforma. Seriam os mac-addicteds usuários tão chatos que só jogam paciência e Jigsaw Puzzle. Claro que não. Eles tem até um certo humor se você não falar mal da maquininha deles. Mas que elas não tem poder de processamento para rodar atuais jogos 3d, não tem mesmo. Isso é, não tinha. Agora com um chip Intel, e não é qualquer chip, é um Dual Core, ou seja, dois núcleos físicos (dois processadores de verdade) dentro da mesma pastilha. Agora tem de sobra. Outra coisa pouco comentada, é a placa de vídeo

3. A placa de vídeo, que sempre foi um problema no mac, dessa vez foi envenenada. Se com uma ATI X1600 com 256 megas de memória GDDR3 em um slot PCI express, se essa máquina não rodar jogos 3d, em altíssima resolução, tela cheia, com dúzias de efeitos, então não vai rodar jogos nunca. Mesmo sendo onboard, é uma placa de vídeo pra durar algum tempo. Essa belezinha toda só ficou devendo mesmo uma boa placa de som. Alguns jogos precisam de mais de 2 canais com muito boa qualidade pra dar a imersão necessária. Mas como ainda tem muito gamer jogando com a placa de som onboard.... :-(

Se você ainda duvida que a Apple está mirando a indústria de games, de uma olhadinha na chamada que tirei do website da Apple (eu reforcei algumas palavras interessantes)
Apple - iMac - Graphics
ATI Radeon X1600 Graphics gives iMac the PCI Express treatment on a 16-lane bus interface. That means it’s screaming fast. Up to 256MB GDDR3 graphics memory offers plenty of headroom for games, Dashboard widgets, games, even faster user switching, games, iPhoto full-screen mode, games, Front Row, games, and, well, games.
Ainda é muito cedo pra dizer se as desenvolvedoras vão portar os seus games pro iMac, e se eles vão se comportar direitinho (hehehe, trocadilhos suxxxx), mas aparentemente é uma máquina de respeito pra quem tá a fim de muuuuita diversão.