GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

26 julho, 2005

Texto TAROT

TARÔ

A origem das cartas de Tarô é bastante divergente, indo do Egito antigo (Livro de Thot) ao povo Judeu, passando pela China e pela Índia. Mas independente de sua origem obscura, é certo que o Tarot é um sistema simbólico de imagens em cartas.

Embora tenha suas origens como um sistema adivinhatório, hoje ele é amplamente usado como um sistema de auto-conhecimento e de meditação. A sua forma atual de 78 lâminas, um pouco mais compridas do que as cartas de um baralho tradicional, admite hoje bastante variações, inclusive de tarólogos que desenham seus próprios baralhos.

O padrão de 78 cartas é dividido em 2 grupos: os arcanos maiores e os menores.

O significado de Arcano, vem do latim arcanun, que quer dizer “conhecimento secreto” ou “verdade escondida”. Os arcanos maiores são um grupo de 22 cartas de trunfos ou pessoas. Os menores são as restantes 56 cartas, divididas em 4 grupos.

Existem diversos tipos de decks de tarô, alguns meramente ilustrativos, normalmente baseados apenas nos arcanos maiores. Mas existem outros diversos tipos padronizados em uso, espalhados pelo mundo. Os mais conhecidos são o Cigano, e o de Marselha, que apresenta os desenhos mais simplificados, sendo por isso usado como primeiro baralho por muitos iniciantes. Mas não quer dizer que você precise começar exatamente por esse. Aqui você vai conhecer vários tipos, e a maioria dos tarólogos recomenda que você escolha o que você gostar mais. Quer seja pelo visual, por pura simpatia.

Outros Tarôs conhecidos são os que aparecem em filmes, como o baralho das Bruxas, que aparece no filme 007: Viva ou deixe morrer (Live and let Die), ou os desenhados por artistas famosos como Dave McKean, capista do título de história em quadrinhos Sandman.

Texto por Roger Tavares