GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

28 julho, 2005

Esclarecimentos sobre RPG e BOARDS

Respondendo a este comentário:

e eu interesso-me bastante tanto por card-games como jogos de tabuleiros (rpg)


Se for possível, me passe dicas de como participar, como compreender, o custo disso, principalmente o rpg, pois embora eu goste desse gênero de jogos, sei que são grupos
restritos que praticam.


As pessoas as vezes confundem jogos de rpg com jogos de tabuleiros. Que embora possam ser misturados, não sao necessariamente os mesmos jogos.
Os jogos de RPG são jogos que o importante é a criação de narrativas. As vezes podem ser desenvolvidos cenários, tabuleiros, miniaturas, e até mesmo roupas e música para aumentar a imersão (engajamento) dos participantes na história. Mas o importante é a história.

Os jogos de tabuleiros não costumam ter o seu foco na criação das histórias, salvo as sensacionais batalhas de miniaturas, mas se elaboram sobre estratégias lúdicas, não narratológicas.

É muito simples começar a jogar o RPG. Mas as melhores campanhas as vezes demoram meses, com encontros semanais, que nem sempre podemos nos comprometer.
Antes de começar a comprar livros e métodos de RPG como um louco, sugiro que você frequente uma livraria especializada, como a DEVIR, por algumas semanas, observe os jogos que acontecem lá, e quando você perceber já estará participando de campanhas sensacionais de Vampire, Mage e outros, sem gastar nada.

Na Devir você também pode obter o livro Anais do primeiro simpósio em RPG e educação, com textos muito interessantes sobre as práticas do RPG aplicado, além de livros de regras e apetrechos para outros RPGs e Cards dos mais variados.

Divirta-se.