GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

28 fevereiro, 2006

Indústria XXX em EVE-online

Depois de tanto trabalho, nada como um tema bem carnavalesco.

A existência de acompanhantes virtuais em mundos MMO's já não é mais segredo pra ninguém. Algumas tem mandam até lista de preços no e-mail da sua personagem. Mas a empretitada de uma indústria pornográfica em um mundo desses começa a despertar o interesse de possibilidades emergentes na indústria pornográfica.

O famoso e muito bem cotado MMORPG espacial EVE-online, conhecido pela sua economia muito bem evoluída, possui agora um grupo de jogadores que fornecem fotos pornográficas para os outros jogadores, assinantes do serviço. Procurando atender as necessidades de quem passa por trabalhos longos ou repetivivos como viagens espaciais, ou mineração, os rapazes começaram a fornecer fotos triplo X mediante a assinatura mensal de 500 mil ISK's, a moeda corrente em EVE-online.

Diferente dos outros serviços ilícitos entretanto, o PleasureHub é conhecido pelos webmasters do lindo jogo, agora ainda mais lindo. Segundo a imprensa especializada, do próprio mundo virtual, os rapazes que queriam apenas comprar uma nave nova, já possuem mais de 3 mil assinantes. Acho que já deve dar pra uma BMNave.

27 fevereiro, 2006

Games para empregos

Ainda na tônica empregatícia do carnaval (alguém viu o caderno de empregos ontem? nem eu!) o Middletown Journal traz o joguinho Nail the Interview.

Descrito como um mix de game e marketing (como sempre com muito marketing e pouquíssimo game), o joguinho traz algumas dicas para quem está procurando emprego.

Vale a pena conhecer.
É bem rápido e você ainda colabora para aumentar o mailing do jornal (que deve ser o objetivo principal do joguinho).

26 fevereiro, 2006

Empregos em games

Domingão, jornalzão, é dia de procurar aquele empregão.

Como dificilmente você vai achar um emprego na área de games num jornal brazuca, vou deixar aqui algumas dicas pra você tentar um fora do Bananão mesmo. Boa sorte!!!
  • A OPM é uma agência especializada em empregos e freelancers na área de videogames. Nem perca seu tempo com eles para outras colocações como webdesigner por exemplo.
  • O website Games++ traz uma lista de links diretos para a maioria das seções de vagas abertas das grandes produtoras de games, como a Fireaxis, Sega e LucasArts caso seu sonho seja produzir um Star Wars.
  • O website EA Jobs (Empregos na Electronic Arts) é famoso por oferecer vagas nas Electronic Arts da Asia e Europa, além do disputado Canadá. O que pouca gente sabe é que eles tem um programa específicos para estudantes universitários na Europa (Marketing), e Europa (Studios), nos Estados Unidos, Canadá, além de serem muito reconhecidos na parte de direitos humanos, empregando com dignidade os cidadões GLBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros). Se esse for o seu caso, corra para lá.
  • O conhecido site GameDev.net e a revista Edge, Videogame Culture, trazem uma lista selecionada de empregos, freelancers e colocações em todas as áreas do videogame. Os destaques desta semana são pessoas para criar a versão handheld do Spore, e artistas 3D para personagens na Midway.
  • Pra quem tem dúvidas do que fazer, pra onde ir, por onde começar, a IGDA oferece uma fantástica coleção de links sobre fazer um currículo ou uma demo, começar seu próprio estúdio, aprender a fazer mods, se preparar para a entrevista, eventos e associações da área.
Os links tão aí; agora é arregaçar as mangas e dar aquele tapa no inglês. Lembre-se que de boas intenções o inferno está cheio. Faça um portfólio pra lá de decente.

25 fevereiro, 2006

Mais vendidos de 2005 - UK

Ainda na ELSPA.
Realmente muito interessante a lista dos Top 10 2005 no Reino Unido.
  1. FIFA 06- EA Sports
  2. Pro Evolution Soccer 5 - Konami
  3. Need for Speed: Most Wanted - EA Games
  4. Gran Turismo 4 - Sony Computer Entertainment
  5. Star Wars EP III: Revenge of the Sith - LucasArts
  6. FIFA Street - EA Sports
  7. Star Wars: Battlefront II - LucasArts
  8. Grand Theft Auto: San Andreas - Rockstar
  9. King Kong: Official Game of the Movie - Ubisoft
  10. The Sims 2 - EA Games
É incrivel como o jogador britânico, pelo menos os que tem grana para comprar jogos, curtem um game de simulaçào em especial esportes: futebol e corridas. Um excelente team-based (Star Wars - Battlefront II na imagem acima) e um roteiro adaptado do cinema (King Kong) são duas das poucas exceções.

Acho muito interessante essas pessoas que gostam de simular coisas reais a partir dos games. Eu prefiro muito mais a literatura potencial contida neles.

Mob Games mais vendidos no Reino Unido

Ontem foi meu primeiro dia sem postar pelo menos uma gamecultura aqui.

Não me levem a mal, hoje é carnaval....

Então pra compensar lá vão dois posts monstros hoje:

Ontem a ELSPA (Entertainment and Leisure Software Publishers Association) divulgou a lista dos 10 games mais baixados para celular en janeiro de 2006, com base na média entre as operadoras Orange, 3, O2, Vodafone e T-Mobile.
  1. TETRIS ® - JAMDAT
  2. THE SIMS 2 - EA
  3. PACMAN - NAMCO
  4. WHO WANTS TO BE A MILLIONAIRE - GLU MOBILE
  5. BLOCK BREAKER DELUXE - GAMELOFT
  6. EA SPORTS ™ TIGER WOODS PGA TOUR ® GOLF 2005 - IPLAY
  7. TAMAGOTCHI - LIVING MOBILE
  8. MIDNIGHT POKER - GAMELOFT
  9. NEW YORK NIGHTS (SUCCESS IN THE CITY) - GAMELOFT
  10. 3D POOL - IPLAY
Como pode se perceber, os casuasis ainda dominam a lista. Tetris mantém a sua imbatível posição, e senti falta do Monopólio (Banco Imobilliário pra quem não conhece o nome original) que estava na lista de novembro de 2005.

Mas a razão dessa lista estar aqui, não são tanto os games, na verdade eu queria chamar a atenção para a encarnação celular do Tamagotchi, aqueles bichinhos virtuais da Bandai que 40 milhões de crianças e marmanjos cuidavam.
O Tamagotchi para celular apresenta várias funções novas sobre o seu famoso antecessor dos anos 90. Ele foi lançado em dezembro de 2005 na Europa e já chegou emplacando um 7o lugar.

Os Tamagocthis estão chegando, os Tamagocthis estão chegando... (de novo)

Problemas técnicos / Technical Problems

Peço desculpas aos leitores do Gamecultura porque algumas das funções e figuras do blog não estão funcionais.
Please Gamecultura readers, excuse us for some fault in pictures or functions in the blog.

A razão é que desde 5a feira, 23/02, a noite, o hosting da Gamecultura está offline, inclusive os emails deles estão retornando. Não sei se queimou o computador deles, se eles estão pulando carnaval, se foram vítimas de ataque terrorista, ou se simplesmente faliram. O que eu sei é que estamos procurando um novo provedor, e se alguem souber de algum para indicar,
agradecemos a indicação. A única exigência é ter uma taxa de transferência bem alta, se possível ilimitada.

The reason is since 23/02 night, the Gamecultura hosting is offline, including returning my emails. I really don't know if the hosting computer is broken, if the crew are in carnival parties, if they are victims of some kind of terrorist attack, or if they bankrupted only. What i know is we are looking for a new hosting service, and we apreciate if anybody can indicate us some hosting service. The main requirement is the high monthly transfer rates, unlimited if possible.

Desculpem-nos eventuais transtornos.
Once again, excuse us for the problems.

23 fevereiro, 2006

AGE you experienced?

Blog Gamecultura mais uma vez saindo na frente!!!

Amanhã deve ter início a veiculação na mídia do novo mega evento de games brasileiro: o AGE - Arena Gamer Experience.

Numa iniciativa de nível global, a subsidiária brasileira da Messe Frankfurt GmbH sai na frente com um mega evento na área de games sediado no Brasil. Durante 3 dias, os brasileiros poderão sentir na veia todas as vertentes da gamecultura: de games 3D a campeonato de pump, de games para celulares a concursos de cosplay, e muito muito mais.

Para mais detalhes sobre esse evento sensacional, fique de olho aqui, e no site da Messe brazuca.

Adventures da Sierra Returns!!!

Nos Estados Unidos, é claro.

Você já pode achar no site da Amazon (sim, aquele que vende livros), o relançamento de 4 adventures clássicos da Sierra, portados para Windows XP: Leisure Sweet Lary, Police Quest, Space Quest, e King's Quest.
A Vivendi Universal está disponibilizando ao preço de U$ 19,99 a partir do dia 30 de março. Caso você reserve essas pérolas de conhecimento gamecultural você deve ser dos primeiros a receber, pois eles costumam enviar aos pré-pedidos antes do lançamento.

Estavam dizendo que esse ano de 2006 haveria uma retomada dos adventures. E pela amostra parece que é verdade. Será que vai haver relançamento do Grim Fandango? Estou na fila!

Um último aviso pra quem nunca comprou na Amazon: apenas os livros são cultura, portanto livres de impostos. Mesmo com o dólar a preços rastejantes, no caso de games e cd's considere algo como o dobro do valor.

Oficina Gratuita: Mod de Som

Depois do sucesso de nosso bate-papo, que você pode assistir no vídeo abaixo, chegou a vez de ensinar as pessoas a fazerem as suas próprias modificações.

Hoje, dia 23 de fevereiro, as 17 horas, eu e o Felipe Neves, estaremos na Internet Livre do Sesc Consolação, mostrando para as pessoas como elas podem intervir no som de seus jogos. Com um programa gratuito muito legal chamado Audacity, gravaremos a nossa voz, efeitos, sons, e até poesias, para colocar no jogo.

Depois disso, na hora de jogar, a sua arma pode soltar beijinhos, a comunicação de rádio pode recitar Drummond, ou simplesmente trocar os sons do jogo por outros mais legais.

Veja como é possível intervir tecnicamente e poeticamente nos games, além de aprender a usar um pouquinho da arte e da técnica de fazer games.

Video: Bate-papo sobre gamearte

Este é o vídeo de nosso bate-papo sobre gamearte, que rolou no SESC Consolação dia 20/02/06.
Para quem não pode estar aqui, ou quer relembrar, veja aqui o vídeo hospedado no Google Video.





E aqui hosepdado no YouTube


22 fevereiro, 2006

Games e pessoas 100% produtivas

Muito interessante o post de ontem no blog Guilded Lilies, por uma mulher adulta que joga videogames (quando isso vai deixar de ser mostrado como uma aberração?).

Baseado em seu post anterior, aonde a autora descobre que quase 10% do tempo total dela foi investido no MMORPG GuildWars, a autora coloca em xeque as visões institucionalizadas que as pessoas devem aproveitar todo o seu walking time para serem 100% produtivas, escravizadas por programas de celulares e computadores móveis, tabelas e guias como Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.

Ela apresenta ainda um artigo do Pshycology Today, sobre os benefícios psicológicos do jogar, que diz que o hábito de jogar nos afasta do stress. Grande novidade....

Afinal, não se demorou séculos para entender que o tempo livre é importante para se manter uma mente saudável? Então porque às críticas aos videogames como uma perda de tempo, e a insistência em fazer games "que sirvam a algum propósito", mesmo que nobres, como a educação?

Eu sempre me lembro de uma frase que li certa vez no jornal:
as crianças de hoje são umas pobres coitadas, porque pra elas tudo tem de ser educativo".
Agora, para nós adultos tudo tem de ser Altamente Eficaz, embora ninguém garanta que poderemos achar médicos altamente eficazes quando precisarmos deles.

Como dizia minha mãe: é melhor prevenir que remediar :-)
Um post de leitura imperdível (A must read post).

21 fevereiro, 2006

IGDA - Eleições para diretoria

A IGDA (International Game Developers Association) está recebendo indicações para o seu quadro de diretores.

A IGDA é uma organização global sem fins lucrativos que procura organizar e orientar a atividade de desenvolvimento de games em todas as áreas, não apenas do roteiro à programação, e da educação à decisões políticas que envolvam seus membros.

O quadro de diretores é responsável por essas decisões conjuntas, e qualquer membro efetivo pode ser indicado, bastando para isso ser membro a mais de dois anos. A associação custa em torno de 50 dólares por ano, com vários tipos de desconto, e dá direito à participar das atividades da IGDA, como os fóruns e reuniões. Existem vários chapters da associações espalhados pelo mundo, e no Brasil fica no Recife.

Seria muito bom ter um representante brasileiro no quadro de diretores do IGDA, mas isso é sonho pra daqui a um bom par de anos, pelo menos quando cada uma das 55 empresas brasileiras puder ter pelo menos um membro efetivo no IGDA, que dentre seus quase 9 mil membros efetivos globais, conta hoje com apenas 16 membros efetivos brasileiros.

Quem se candidata?

20 fevereiro, 2006

Gamearte - um sucesso!!!

O bate papo sobte gamearte hoje foi um sucesso. Lotamos todas as máquinas e explicamos do que se trata esse tipo de proposta artística.

Depois disso partimos finalmente para a prática, que foi bem divertida.
Ao fim da oficina descemos para o Corposcópio, a ciber-performance de dança circular da Lucia Leão e sua trupe, que colocou todo mundo pra dançar, quem estava na roda, ou fora dela.

Agradecemos a todos os participantes pela presença, e lembramos que nesta 5a feira, dia 23/02, estaremos ensinando o pessoal a modificar o som, em nossa oficina de modificação. Os felizardos que comparecerem depois terão a oportunidade de experimentar o Corposcópio. Como diria a Igreja CrossWalk, seria um pecado perder tudo isso!

Mais uma vez obrigado, esperamos todos por lá.

Life 360

Você já ouviu falar na Igreja CrossWalk, em que se tem um sério aprendizado da bíblia, mas em um ambiente divertido e casual?

Eu também nào tinha. Mas com o novo programa deles estou até pensando em participar. Se você se juntar agora à CrossWalk Church, você pode participar desse novo programa chamado Life 360 e "Deus haverá de te preparar para o jogo da vida".
February 12 - Spiritual Strength
February 19 - Physical Prowess
February 26 - Emotional Resilience
March 5 - Mental Toughness
"Admita, a vida não é somente diversão e games, [...] e ela não te dá um re-start".

Caso você ainda tenha alguma dúvida quanto à seriedade da instituição ou do programa, confira o cartaz aí ao lado, e inscreva-se hoje mesmo pelo website da Igreja.

Corposcópio

Depois do bate papo sobre gamearte, haverá um trabalho com danças circulares, GPS, VJ e o que mais a artista multidisciplinar Lucia Leão e a sua trupe conseguirem desafiar.
Não percam. Das 19 as 21h no evento Percepções e Sentidos no Sesc Consolação.

Corposcopio
Performance interativa, colaborativa e multimídia, composta por elementos visuais, sonoros e sinestésicos voltada para o público de todas as idades, proposta pela pesquisadora e artista multimídia Lúcia Leão. Parte de uma vivência de danças circulares, captada por câmeras de segurança, gerando imagens manipuladas em tempo real que propiciam diferentes olhares sobre o corpo, suas representações e a percepção da realidade contemporânea.
Equipe:
Lucia Leão - conceito e direção geral
Nacho Duran - Desenvolvimento de software, Edição de imagens em tempo real (VJ)
Rodrigo Gontijo - Edição de imagens em tempo real (VJ)
Fernando Velázquez - Pesquisa tecnológica e desenvolvimento de sistema
Andrea Leoncini - Projeto coreográfico de danças sagradas circulares
Andrea Soares - Projeto coreográfico de danças circulares brasileiras
Dudu Tsuda - Criação musical
Gisele Fink - Percussão
Leonora Fink - Produção

19 fevereiro, 2006

Bate-papo sobre GameArte

Amanhã, 20/02, Roger Tavares e Felipe Neves estarão no Sesc Consolação batendo um papo com o pessoal da Internet Livre sobre o assunto Gamearte, ou seja, instalações, intervenções e obras artísticas que tem o videogame como suporte para as suas propostas.

Vamos estar mostrando trabalhos de outros artistas e nossos próprios trabalhos, como Dominação::Fase 1 e Realidades Alernativas.

Depois de 20 intermináveis minutos de falação iremos partir para a experimentação das 3 propostas atualmente em exposição no Sesc.
Esperamos todos por lá. É gratuito!

18 fevereiro, 2006

Vote em personagens de MMORPG's

Para aquelas pessoas que gostam de rating sites, aqueles sites que vai se dando notas à fotografias de outros usuários, como o RateMyBody.com, agora é possível votar em personagens de MMO's.

O site SexySprite permite que você publique fotos de seus personagens de MMO's e que dê notas aos outros personagens publicados, enquanto o seu fica na mesma situação. O personagem deve ser seu.

Estão disponíveis Second Life, Guild Wars, WoW, Star Wars Galaxies, mas os persnagens mais legais, pelo menos para mim, são do City of Heroes/Villains. Você pode escolher por jogo, por servidor, ou optar por ver apenas personagens masculinas ou femininas, como a beldade aí do lado.

Eu tinha um rating site que se votava em jogadores ou jogadoras, mas não consegui achá-lo aqui em meus lostmarks. Se alguém lembrar, posta aí pls.

É nóis no Game Repórter

Um super agradecimento ao blog Game repórter que vem divulgando o trabalho e os posts do gamecultura. O Game Repórter é um dos raros casos de informação de altíssima qualidade em nossa área. Vale a pena visitá-lo regularmente. Para isso, basta clicar nos nossos links amigos, ou então aqui!.

17 fevereiro, 2006

Educação através dos games

Assista neste link um super-vídeo sobre educação através dos jogos, edugaming.

Este vídeo fantástico produzido para WebCasting pelo Orange County Department of Education, comMichael Guerena e Mark Wagner, reúne Dr. James Gee (What Video Games Hve to Teache Us about Learning and Literacy), Dr. Henry Jenkins (From Barbie to Mortal Combat, entre outros), e Clark Ladrich (Simulations and the future of learning), entre outras feras.

Entre os depoimentos (alguns telefônicos) e dicas dos professores sobre os jogos que eles estão usando aparecem o SWAT (Sierra), Lemonade Tycoon, Civilization, e o atual estágio de Revolution, um MMORPG que o MIT está fazendo já há alguns anos, inicialmente uma modificação de NeverWinter Nigths (Bioware). São citadas também empresas como a Muzzy Lane e a Education Arcade (parceira do MIT), que vem tentando tirar o preconceito que os jogos educativos vem deixando através dos anos, com jogos diferenciados e motivadores.

Este vídeo me parece ser uma das ferramentas de promoção do novo curso Introdution to games in education. Por sinal, a turma piloto é gratuita e ainda há vagas para o dia 27 de fevereiro.

Ahhh se eu tivesse umas milhas sobrando...

A demissão de Josh Robinson da Sony Online Entertainment

O site tuga G4mers fez um trabalho sensacional traduzindo para o português e analisando a polêmica sobre o artigo do artista 3D Josh Robinson, criticando o que ele não estava vendo no PlayStation 3.

Por razões óbvias o artigo não está mais online, mas nós podemos ler a tradução da G4mers, pelo menos enquanto a Sony não ficar sabendo da existência dela.

Cuidado com as coisas que se escreve. Principalmente na internet.

16 fevereiro, 2006

Gamers como cirurgiões habilidosos

Um dia desses encontrei um garoto, agora meu aluno, que assistiu uma palestra muito antiga minha, da época da defesa de meu mestrado, ainda em companhia de sua mãe.

Fiz então um exercício de tentar relembrar os conceitos que havia desenvolvido naquela palestra, que foi muito interessante, porque quase todos os pesquisadores vieram acompanhados de seus consultores particulares: seus filhos. Um deles era uma das cenas iniciais do filme Final Fantasy: the spirits within, na qual a doutora Aki Ross trata de uma infecção perseguindo o elemento causador com um aparato médico que vai atirando no tal elemento fatal, até destruí-lo num último instante com um tiro fatal. Fiz uma brincadeira que os cirurgiões iam ter de dedicar uma parte de seu tempo ao estudo de shooters, video games de tiros, caso quisessem ter mais chances de sucesso em suas cirurgias e tratamentos.


No final de janeiro deste ano, 2006, uma pessoa muito mais gabaritada do que eu (pelo menos em termos médicos), Dr. James "Butch" Rosser, chefe do departamento de cirurgia minimamente invasiva do Beth Israel Medical Center em Manhatan, concorda comigo ao ver nos gamers potenciais cirurgiões (ou agora, nos cirurgiões potenciais gamers).
Em matéria na Wired, o Dr. Rosser (e não a Dra. Ross) apresenta uma daquelas estatísticas típicas americanas, aonde ele afirma que os cirurgiões laparoscopistas que tem jogado videogames podem realizar esse tipo de cirurgia 27% mais rápido que os que não jogam, e pasmem, com 37% a menos de erros. Um ganho de quantidade com qualidade.

O estudo de habilidades desenvolvidas pelos games, Top Gun for Kids, foi apresentado no Game Festival Otronicon, em janeiro deste ano, na Florida. O festival, uma parceria do Orlando Science Center, com a escola Full Sail, apresentou diversas atividades e palestras desse gênero, sob o tema Play, Connect and Learn.

A matéria completa você pode ler na HotWired.
Visite também o site do projeto, e conheça os outros trabalhos do Butch, digo, Dr. Rosser, como o congresso GameEnMed, games na medicina, com envio de papers até 24 de março deste ano.

15 fevereiro, 2006

Concurso de Games Casuais

Está quase chegando o prazo final (10/03/2006) para você encaminhar o seu Java Game para o concurso de Games casuais do GameTrust.

Vamos logo ao que interessa:
O jogo ganhador leva 20 mil doletas em bufunfa verde pro estúdio, digo, pra casa (casual developers) e mais uma Aventura de 8 dias na Costa Rica, para 4 pessoas. Suficiente para levar a equipe inteira, ou no caso dos casuais really casuais, a família e a mina.

Ah, sim, caso o desafortunado fique apenas entre os 2 finalistas, leva só um contrato de distribuição no valor de 10 mil dólares. Dá pra afogar as mágoas em Brotas.

O jogo pode ser online ou download play.
Fichas de inscrição e mais informações no site do evento.
Boa sorte, e se ganhar não esqueca de fazer sua colaboração ao fundo do blogueiro feliz.

Sintonizador de TV e Navegador no DS da Nintendo

Direto do Stroboman. Sintonizador de TV e Navegador Opera no DS da Nintendo. A Nintendo anunciou esta manhã que está para lançar um browser de web baseado no Opera e também revelou que está próximo também de apresentar um sintonizador de TV, preparado para receber broadcasts. A Nintendo não abre muitas informações sobre os lançamentos. Sabe-se apenas que o browser começará a ser vendido em Junho por aproximadamente US$32. Quanto ao sintonizador de TV, nem sinal de data para o lançamento.

Cirurgia Videogame: uma viagem pelo corpo humano

Direto do site do Ministério da Educação
TV Escola abre a programação do mês com uma viagem pelo corpo humano
31/01/2006 12h30

A TV Escola desta quarta-feira, 1º, abre a programação com Cirurgia Videogame, que mostra uma viagem pelo corpo humano e como os instrumentos cirúrgicos se parecem cada vez mais com jogos eletrônicos, que orientam minirrobôs cirurgiões e nanocâmeras. Em breve, as desconfortáveis endoscopias serão substituídas por câmeras-pílulas e equipes de especialistas poderão operar de qualquer lugar do mundo por telecirurgia. Às 7h, 9h e 21h.
[...]
A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. As grades de programação estão disponíveis no portal do MEC. (Assessoria de Imprensa da Seed)
Mais informações sobre esse filme belga que foi trazido do Festival Image et Science, festival de filmes científicos, no site do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Se alguém achar o maledito, me avise pls.

Videogame diminui o envelhecimento do cérebro

Pesquisa na Universidade de Toronto sugere que jogar videogame exercita o cérebro como se fosse o aprendizado de uma nova lingua. De acordo com os cientistas, esse tipo de aprendizado, como tocar um instrumento, auxiliam no envelhecimento (lifelong).

A Dra. Ellen Bialystok, da York University, especialista em aquisição da linguagem e bilingualismo, sugere que os gamers desenvolvem a capacidade de bloquearem a informação que eles consideram irrelevante (como se procede o julgamento disso é outro problema).

Sobre essa capacidade bilingual, o Dr. Shitij Kapur, diz que esses adolescentes são tão multitasking porque eles vivem em um mundo com essa demanda, mas diz também que a próxima geração de adolescentes vai se distanciar ainda mais dessa, do que esta de nós.

14 fevereiro, 2006

Gamearte Realidades Alternativas

Inauguramos hoje, 13/02, a nova gamearte Realidades Alternativas no Sesc Consolação. Desta vez estamos criticando a atual obsessão de realismo nos videogames.
Por que todo game tem de ser realista?
Experimente novas possibilidades perceptivas a partir do famoso Counter-Strike da Valve.

Veja mais informações no site da exposição.
De 13/02 a 03/03 no Sesc Consolação.

12 fevereiro, 2006

ARG's na Folha de São Paulo amanhã

E por falar em jornal, lembrei que esta semana dei uma entrevista para o jornal Folha de São Paulo sobre ARG's - Alternate Reality Games.

Eu tenho um pouco de medo dessas entrevistas, porque às vezes sem querer o jornalista coloca algum dado errado na boca da gente, e isso acaba causando mais prejuízos do que auxílio na carreira.
Mas a repórter Letícia de Castro pareceu realmente muito profissional, chegou até a esclarecer algumas dúvidas após a entrevista, então acho que posso recomendar a matéria sobre ARG's que sai na Folha de São Paulo amanhã.

Depois da publicação faço uns comentários sobre ARG's aqui, mas antes quero agradecer o Wisnton da Insólita Studios sobre os sms's trocados antes da entrevista.

Estado de hoje

Putz, consegui dar uma lida rápida no caderno de cultura do jornal Estado de São Paulo enquanto gravava um CD.
Além da entrevista com o Zygmunt Bauman, imperdível o fechamento da coluna do Daniel Piza:
"Todas as medidas sobre educação tomadas no Brasil se concentram na aparência, nunca no conteúdo, porque é disso exatamente que a política se alimenta".
Reclamações e elogios diretamente no site do autor: www.danielpiza.com.br
Absolutamente sem comentários.

Mini Games Experimentais

O projeto Experimental Gameplay do Centro de Tecnologia de Entretenimento da Carnegie Mellon University promete um novo mini game a cada semana, e com 2 restrições:
  1. o projeto todo deve ser feito por uma pessoa apenas em uma semana;
  2. e cada jogo deve estar centrado em apenas um dos play elements fundamentais (isso é jargão de game designer, mas são basicamente os elementos que diferenciam os games dos outros softwares)
Um dos desenvolvedores dos projetos acha a iniciativa muito boa porque força eles a estudarem elementos centrais do game design sem se envolverem em projetos monstruosos. Um dos desenvolvedores quer dizer, um dos quatro estudantes iniciais que fizeram mais de 50 mini games em um semestre!

Todos os jogos são acompanhados de seus respectivos post-mortem, o que torna este site uma fonte imprescindível para quem quer produzir jogos. Eles criam também um post-mortem com uma visão geral de todo o semestre.

Não deixe de baixar os jogos e ler os post-mortems no site expandido do projeto, ou em sua continuação mais atual.

11 fevereiro, 2006

Mapas do Japão no PSP.


Não se trata de um GPS no seu PSP. Mas para quem mora no Japão pode ser uma mão na roda. Basicamente o que a Sony fez foi inserir um UMD-based mapping program no PSP para ajudá-lo a navegar pela cidade. O que para quem já foi ao Japão, parece relativamente útil. O software é bastante similar a outros programas já existentes e permite ainda que o usuário insira notas em um memory stick e compartilhe informações por WiFi. Quer ver mais, clica aqui e veja a página em japaglish (japonês traduzido - parcialmente - pelo Google). Direto do Stroboman.

Nintendo DS Light em cores.








Desta vez literalmente. Assim como o iMac no início do tempo, você também pode comprar seu Nintendo Light com diversos sabores.

A Cruz Vermelha e os videogames

Agora é a vez da Cruz Vermelha encanar com os videogames.

Pelo menos eles foram educados. A Red Cross inglesa dia que quer orientar os desenvolvedores de videogames para evitar o uso "ilegal e detrimental" do emblema. O fato da Cruz Vermelha ser usada em games que contém linguagem forte e violência conflitam com os objetivos humanitários trazidos pelo emblema.

Será que na guerra os soldados não falam palavrões, pelo menos quando a Cruz Vermelha está por perto?

09 fevereiro, 2006

Freqüência de palavrões em Halo 2

Atenção, isto não é uma piada.

O blogueiro pesquisador Josh Smith passou alguns dias de seu saudável mês de dezembro gravando as suas partidas online de Halo 2.

Até aí tudo bem, todo mundo ouve o que merece. Mas o pior é que ele não parou por aí. O pesquiador insano ouviu as 33,9 horas de gravação e garimpou todos os palavrões. Os resultados são assombrosos.
Fuck ocupa a primeira posição, com 43% do total, mais que o dobro do segundo lugar, shit, com apenas 19%. As últimas posições ficaram com Damn e Ass, 3 e 5% respectivamente.

Não dá pra explicar. Só quem joga shooter em rede pra entender. De qualquer modo eu não sei o que eu faria sem uma pesquisa como essas. Não deixe de ler o relatório completo no blog dele.

08 fevereiro, 2006

Nunca atrapalhe um gamer

principalmente se ele estiver jogando!!!

Oldies em cultura prankster.

Mais games open source

Se você quer aprender a fazer games, ou simplesmente jogá-los, estou acrescentando duas listas de games open source à seção de games.

Open Source Games for Windows, dentro do sourceforge, e
Open Source Gaming

Learn is fun.

07 fevereiro, 2006

PLAY! A sinfonia dos video games.

Ainda dá tempo de você comprar os seus ingressos.

A Chicagoland Pops Orchestra retoma mais uma vez a sua iniciativa de levar a música clássica à gamers, e marca para o dia 27 de maio a sinfonia Play! A video game simphony.

A iniciativa não é nova, pelo menos para essa orquestra, que já teve diversas experiências com trilha sonora de videogames, desde lugares de gamers, como a feira E3, até lugares nada gamers, como o Rosemont Theater, lar da orquestra, aonde apresentou o seu Dear Friends: Music From Final Fantasy, em fevereiro de 2005.

O espetáculo desse ano cresceu bastante. Além da trilha de Final Fantasy, o público será agraciado com momentos de SILENT HILL (R), BATTLEFIELD 1942 (TM), METAL GEAR SOLID (R), WORLD OF WARCRAFT (R), SONIC THE HEDGEHOG (R), THE ELDER SCROLLS III: MORROWIND (TM) and SHENMUE (TM).

Se o seu coração disparou, você começou a respirar fundo, arregalar os olhos e gritar, não leia este parágrafo porque ele dá o link para você comprar os ingressos a partir de U$ 35,00 (mais barato que qualquer apresentação de qualquer banda falida no Brasil).
É claro que com o ingresso mais caro (U$ 125,00), o VIP que está sendo vendido para o dia da estréia, você pode sentar ao lado de figurinhas como Jeremy Soule (The Elder Scrolls III: Morrowind), Jason Hayes (World of Warcraft), Marty O'Donnell (Halo), entre outros já confirmados!!!

De quebra ainda tem os malditos shows de laser e projeções de vídeo, com os melhores momentos de cada jogo, como se isso fosse possível, pois vem da afetividade de cada jogador com o tal jogo. Exceção claro, feita aos finais de cada jogo, objeto de desejo gamer incontestável.

Só para os desavisados, não achem que isso é invenção dos americanos não. Isso é bem comum no Japão, aonde trilhas sonoras como as de Final Fantasy são lançadas com gravações de orquestras, não com os apitos FM de 8 bits, vendem tão bem quanto os jogos, e tem espetaculos garantidos para o público asiático.

06 fevereiro, 2006

Concurso Gamecultura

Um doce (pode escolher) para quem adivinhar que raios é isso:

a) Um game futurista qualquer
b) Uma super produção baseada em um crossover Robocop x X-Men
c) A nova versão do Unreal Lite
d) RPG-Shooter espacial
e) Counter Strike Japonês
f) Outra coisa: o que? (se ninguém acertar ganha a mais criativa)
g) O Roger tá virando prankster [Não, é sério, essa imagem existe, eu nao tenho tempo pra isso!!!]

Vamos lá seus preguiçosos!
Deixem as respostas nos comments que eu faço o sorteio de quem acertar e aviso lá.

04 fevereiro, 2006

nVidia AGP

Eu lembro muito bem do Senior Product Manager da nVidia Stephen Sims, ao dizer no dia 28 de setembro de 2005 que a nVidia não tinha mais interesse em lançar placas de vídeo para o barramento AGP.
Parece que o nunca mais da nVidia dura menos de 5 meses.

Veja aqui a placa de vídeo mais poderosa do mundo em sua versão AGP:
Slashdot
Hot Hardware

Parece que a nVidia acreditou demais nas vendas das novas mobos que são quase todas PCI-express e acabou se esquecendo da base de AGPs instalada.
A concorrente não esqueceu, agora todos podem ter essa maravilha tecnológica, se bem que em uma versão mais simples, GS, do que as PCI-e, GT e GTX.

Unreal 2004 for MAC

Primeiro foi o The Sims 2. Agora, Unreal.
Parece que finalmente teremos jogos para Macs!

Esta matéria no site Macologist mostra o banho que os novos Intel Dual Core estão dando nos antigos G5.

Em breve teremos macintóshicos jogando conosco.

Ela vai voltar

Não cumpriu a promessa de voltar para o natal de 2005, para desespero dos distribuidores, mas agora ela promete que vai voltar em abril.

Mais polígonos, mais cabelo, e o short mais curto, falta saber se vai ter alguma novidade além dessa cara de x-men.

Lara Croft Lives (i think)

02 fevereiro, 2006

Percepções e sentidos


Conforme divulgamos em primeira mão, vamos mostrar a nossa nova gamearte REALIDADES ALTERNATIVAS no SESC CONSOLAÇÃO.

Vai ter uma pancada de outras atividades bem legais, até cyberdança de roda, um projeto da artista e pesquisadora de cibercultura Lucia Leão

Vou colocar o convite aqui, mas como a resolução desse blog é bem ruim, talvez você precise acessar o link: http://www.sescsp.org.br

Espero todos por lá

01 fevereiro, 2006

Os mais aguardados da PC Gamer

É muito interessante acompanhar várias listas para poder compará-las. Isso explica a demora na análise dos top top 2005.

O que não dá pra explicar, é porque na lista dos mais aguardados da revista PC Gamer, edição de fevereiro de 2005, APENAS 2 jogos combinaram, Unreal 2007 e Star Wars: Empire at War.

Como a revista é do mês passado, fevereiro, a de março já está nas bancas!!!, então posso divulgar.

Age of Conan: Hyborian Adventures
Gênero: MMORPG
Publisher: Funcom

Company of Heroes
Gênero: RTS
Publisher: THQ

Dark Messiah of Might and Magic
Gênero: RPG + Shooter
Publisher: Ubisoft

The Elder Scrolls IV: Oblivion
Gênero: RPG
Publisher: Bethesda/2K games

Enemy Territory Quake Wars
Gênero: FPS
Publisher: Activision

MS Flight Simulator X (anúncio exclusivo PC Gamer)
Gênero: Simulador de vôo
Publisher: Microsoft

Rise of Nations: Rise of Legends
Gênero: RTS
Publisher: Microsoft

Titan Quest (Junho)
Gênero: Action + RPG
Publisher: THQ
(Assista o vídeo de Titan Quest pra ver porque ele é tão aguardado)

Uma coisa legal da matéria é que eles não colocaram em ordem, como o Bit-tech, o que evitou a panacéia "o jogo mais aguardado é..." Por isso os coloquei em ordem alfabética, ou quase.
Uma lista mais diversificada, mais equilibrada, e menos previsível, se isso for possível em listas como essa. Essa é uma das razões da seriedade da PC Gamer.

Comparando as duas listas? Preparem-se, vai ser um ano de grandes lançamentos!!!!