GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

14 julho, 2006

Videogame __ Processadores de informações


Li no caderno cotidiano da Revista kalunga, é isso mesmo que você leu, aquela revista onde encontramos uma lista enorme de produtos como: material escolar, informática,escritório,etc...
Recebemos esta revista em casa e sempre dou uma olhadinha nela.
Uma matéria me interessou muito. Duas psicopedagogas que falam a respeito da afinidade das crianças, quase ainda bebês, com jogos e outros brinquedos eletrônicos. É sintomático hoje em dia.
Muitas crianças mal aprenderam a andar ou a falar e já demonstram habilidades para segurar o Joystick e apertar os controles do videogame.
O videogame se tornou objeto de reflexão, e tem dividido opiniões.
Há quem considere um aliado na formação da criança, há quem não acredite que possa ajudar e até quem seja totalmente contrário, a ponto de proibi-lo. (veja noticia no blog dia 25 de maio_Tom Cruise no gamecultura).
Mas no Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento (CAD), de São Paulo, uma psicopedagoga utiliza jogos eletrônicos em seu trabalho clinico. (Dra. Silvia Amaral de Mello Pinto_coordenadora)
Ela recomenda o uso dos videogames também nas escolas, pois eles, ao provocar uma grande ativação cerebral, são estimuladores da aprendizagem. São processadores de informações.
Dependendo do jogo que a criança joga, ela tem que realizar simulações, traçar estratégias e planejamentos. Há crianças que não conseguem, não sabem, tomar algumas decisões, mais podem aprender a fazer isso por meio de um jogo, seja ele de videogame em console, em computador ou console portátil.
Se por acaso vc's tiverem acesso a revista, vale apena dar uma olhadinha na matéria.
Se não, fica aqui mais uma informação, sobre o fato, de que os videogames podem mesmo estimular o aprendizado :)

Até mais...

1 Comments:

At 18/7/06 12:21 AM, Anonymous addiction said...

Hey - a Dra. Silvia é uma das nossas :). Vale a pena entrar em contato com ela.

 

Postar um comentário

<< Home