GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

27 junho, 2006

Jogos levando conhecimento.

Jogo de Tabuleiro no ensino de conceitos de genética.

Neste fim de semana li no jornal da Unesp, que recebemos aqui em casa, uma notícia que para muitos pode não ser novidade. Eu achei a iniciativa muito interessante.
Um jogo de tabuleiro elaborado por um grupo de alunos da pós-graduação em genética foi aplicado em 6 escolas do ensino médio na cidade de Rio Preto, para ensinar aos alunos o funcionamento dos genes. :)
O Jogo é composto por dois kits, cada um com quatro tabuleiros numerados, 130 peças, 30 fichas informativas sobre o conteúdo pedagógico, uma tabela do código genético, três passaportes, além de textos que explicam as características da anemia falciforme que era o tema que os alunos estavam estudando.
No 1º- Tabuleiro revisa conceitos já vistos em aula.
2º- Tabuleiro equipes montam o código genético.
3º - Tabuleiro alunos respondem questões sobre hemoglobina.
4º - Tabuleiro articulação de todos os conceitos vistos.
E ao final do jogo o aluno está pronto para elaborar uma campanha de conscientização sobre detecção precose da doença.
Neste jogo não há vencedores, o aprendizado e conscientização são os prêmios dos alunos.
Mas acredito que logo...logo, os alunos vão acrescentar ao jogo, uma maneira de haver competição onde haja um vencedor. :)

E não para por ai...
Um outro trabalho realizado na rede publica de ensino, em Assis (SP) usando o jogo de RPG como instrumento pedagógico foi muito bem sucedido. O objetivo dos encontros foi verificar como a prática do jogo de RPG na sala de aula, pode estimular a criatividade, a capacidade de relacionamento inter-pessoal e o raciocínio lógico dos estudantes.
E foi constatado que além de estimular a cooperação em grupo, o RPG auxilia no desenvolvimento da espontaneidade e da capacidade de improvisação.
O RPG tem um potencial pedagógico rico, em virtude de seu caráter de produção artística, levando-se principalmente em conta os aspectos emocional e de inter-relação pessoal que o jogo gera entre os participantes.

É muito bom ver que, profissionais de educação e afins, estão cada vez mais abertos aos jogos para levar o conhecimento. :)