GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

27 novembro, 2005

Problemqs de lqyout de teclqdo

Prometo que nunca mais xingo o teclado alemão

Pelo menos eles soh trocam o A pelo Z. Aqui troca A, Z, W, M, e um monte de acentos, não achei o agudo, ao menos separado da letra E, e acabei de achar a exclamação. Que felicidade!!! Jqh estava achando que os franceses não exclamavam.

Enquanto eu estiver usando o computqdor do hotel, que é de gratis, dah pra corrigir a ortografia e teclar devagar; quando eu estiver em uma lan house ou em um cibercafe, podem esquecer que vou pagar para acentuar; a lingua portuguesa é legal, mas não paga minhas contas, ajuda bastante, mas quem paga sou eu ahahaha.

Estou em Angouleme

Esta é a cidade aonde fica Magelis, o polo de produção de imagem na França.

Apos passar uma noite na maravilhosa Paris, me hospedei em um hotel, Hotel du Palais, proxi,o ao congresso.

Não deixem se enganar pelo nome pomposo do Hotel, aqui todos nomes são pomposos assim, embora eu ache ache eles não saibam disso; jah fiquei em albergues melhores.
São realmente tristes as condições a que devem se submeter os pesquisadores brasileiros, mesmo classificando seus trabalhos em congressos importantes como esse. Ok, não me importo de estar me alimentando de queijo e vinho nacional, ainda mais por aqui, mas tive de pedir para trocar de quarto porque minha rinite não me deixqvq sequer respirar no quarto anterior. O aue estou agora é menos ruim. Ainda bem que no meio da correria consegui lembrar de meus remédios riniticos.

25 novembro, 2005

Lançamento BOMBA

Escola NACIONAL de games e mídias digitais interativas

Umd dos momentos bomba, do CGAMES, que é realizado pela Universidade Holverhampton. UK, é o lançamento da ENJMIN, mais conhecida como Ecole Nationale du Jeu et des Médias Interactifs Numerics, que vocês já podem imaginar do que se trata

http://www.enjmin.net/fr/

Bye bye Brasil, último dia do SBgames

Key Note da Electronic Arts

Daqui a pouco, 1 hora de Eletronic Arts

Não vou poder ficar para o resto porque a tarde to indo apresentar meu trabalho no VII CGAMES 2005, um dos maiores congressos da área.

Ponham o babador e dêem uma olhada na programação.
http://www.enjmin.net/fr/index.php?option=com_content&task=view&id=103&Itemid=2

SBgames, 2o dia

Ontem demos só uma palhinha...

Quando o grupo de games do senac, eu, o edson e o felipe, apresentamos os únicos 3 posters do evento GameArt

Hoje apresentamos as nossas propostas em MOD-GAMES, como introdução, prototipagem, e educação em game design. Foi killer. em breve estarei colocando as apostilas aqui, na barra de links laterais.

Fizemos uma vinheta com um screenshot do Gary, pra tirar um sarro de nossos amigos developers, e pra motivar os artistas a entrar no marailhoooooso mundo do game design...
Enjoy

Prêmio Sérgio Motta


Depois do dia inteiro no SBgames...

Prêmio Sérgio Motta, o fino do ip em arte eletronica
http://premiosergiomotta.terra.com.br

Um beijo pra Lúcia Santaella, prêmio Liber, mais do que merecido!!!

Nas fotos a (pseudonimo) do MM nao eh confete, e o Marcelo do Sesc

Não curti muito o catálogo desse ano. Convergência das Mídias tem limite. Livro que não dá pra ler só pra caber na latinha eh suxxxx

Começou o SBgames

Finalmente

Vamos poder encontrar toda a galera gamer do brasil. e põe gamer nisso!
O pessoal de várias empresas tavam lá: sócios e trabalhadores tb hahaha. Brinquei que a empresa tava em greve, não tinha ninguém lá.
A key note de abertura foi bem legal, Xbox 36o descascado em detalhes.

20 novembro, 2005

Senac Mod Games na EGS

Em primeira mão bloguística pra vocêssss

Os professores Roger Tavares e Felipe Neves, do Grupo de Pesquisa em Games do Centro Universitário Senac - SP, estiveram presentes na abertura da feira EGS 2005 (apenas para mídia especializada) e colocam aqui as suas opiniões em primeira mão, além do Roger (eu) levando um pedala da sereia Nalu da nVidia.

Deixamos também um vídeo de meia hora disponível no google video, pra quem não pode ir dar uma olhadinha. O video está bruto, sem edição alguma, mas dá pra assistir bem. Tem até umas booth babes :-)

enjoy
http://video.google.com/videosearch?q=%22EGS+2005+material+bruto%22+playable:true

19 novembro, 2005

Roger levando um Pedala Robinho

pelo menos foi da sereia Nalu

OK people, eu sei que esse papo de tirar foto em feira é a maior pagação de mico.
Mas não tinha como sair de lá sem tirar uma foto com essa sereia (literalmente), nem que seja levando um Pedala Robinho.

Os cúmplices da pagação de mico são o Felipe Neves e o Danilo Valeta :-)
enjoy

18 novembro, 2005

A melhor parte

O que merece 10 na feira são as empresas brazucas.

Não só desenvolvendo, mas trazendo novidades em modelos de negócio e comercialização, os stands das empresas nacionais cresceram bastante. Hoplon e LevelUp deram de dez nas grandes. Todos sentiram falta da Nintendo e da Electronic Arts, sim, claro, mas só o fato de você ver dois stands crescendo (muito) de uma feira pra outra, e trazendo de jogos made-in-brazil a jogos de ponta, como City of Heroes, já valeu a feira. Em tempo, a Level Up não é brasileria, mas está sediada no Brasil.

Pra mim, e acho pra todo mundo que trabalha com games, foi a melhor parte!

Conclusão?

Aspectos bons e não bons da feira.

Difícil as pessoas acreditarem que a feira estava maior esta ano (sim, tem um stand a mais, e as ruas são mais largas), mas acho que elas estavam sentidno falta dos grannndes stands do ano passado, como o iG Arena. Ela está mais bonita, sim, isso está, bem mais bonita. Divertida? podia estar mais. Com o metro quadrado do espaço muito caro, os expositores tiveram stands bem normais, e não arriscaram nas promoções. Até os folhetos e releases na sala de imprensa estavam tímidos. Faltou mesmo um pouco de investimento da parte dos expositores. Se nem eles acreditam em seu negócio, é difícil dos outros acreditarem.

A pior parte? Não teve. Dez pra organização.

Need more speed?

Nem só de máquinas vive o game.

Prova disso é a jogabilidade fantástica (pra não dizer muuuuito melhorada) do Need for Speed novo. Nota dez para os designers da Electronic Arts (que por sinal fez falta na feira).

Digno de nota são os pingos de água caindo no vidro. Wet'n Cooolll.

SLi, eu quero uma agora!!!

Pra quem acha que as máquinas rodando duas placas de vídeo ligadas em ponte SLi, desnecessárias) é porque ainda não jogou o FEAR ou o Call of Duty 2 numa máquina dessas.
É outro jogo. Só de sentar na minha maquininha agora já fico imaginando ela com uma ponte dessas. Claro que pra isso tem de trocar a mother board e investir mais uns 4 mil só em vídeo.
(Pensando bem, vai demorar um pouco pra ter uma gamming experience dessas....)

Vale a pena jogar o Call of Duty 2 no stand da GameWorld, numa máquina normal, e andar 20 metros e jogar o mesmo jogo no stand da nVidia.

XBox 360 em primeira mão

Xbox 360 first view

Pois é, nós brazucas estamos tendo a oportunidade rara de testar em pré-lançamento mundial o Microsoft XBox 360, antes do resto do mundo, que será apenas dia 22/11, hummm antes do natallll....
Quem for à feira EGS de hoje até sabado pode fazer o seu próprio teste, e espero que tenha impressões melhores que as minhas. (ver post anterior)

Aparentemene a Microsoft repetiu a façanha do primeiro XBox, lançou a máquina muito antes dos jogos. Até hoje o único jogo que eu acho sensacional no XBox é o Halo. O hardware da Microsoft aparentemente está muito interessante, mas pelo que a Sony está prometendo esse jogo vai virar.
Digo aparentemente porque não foi possível testar muito o hardware num jogo de corridas, mesmo este sendo o Project Gotham 3

A sujeira no vidro, a impressão de velocidade nas pistas, partículas (faíscas) durante as colisões são fatores impressionantes. Mas ficam muito aquém do que eu esperava ver nos revolucionários tratamentos prometidos para as físicas e às colisões. Tenho certeza que isso deve melhorar com o tempo, esse é um fator comum em plataformas novas: os designers e os developers demoram um pouco pra aprender a utilizar as potencialidades delas.
Do lado do game design esse jogo tem um grande mérito: é sensacional de jogá-lo em primeira pessoa, o que é muito raro em racing games. Digno de nota também é a câmera fotográfica que pode sair do carro e tirar fotos muito legais durante as suas votlas nas paisagens. Já estou imaginando uns concursos de fotografias baseados em PGR3. Se você duvida, dê uma olhada nesses screenshots do jogo. Preste atenção nas árvores e nas texturas das construções.
O pad do console tá muito bom. Gostoso e rápido. Faltaram uns jogos multiplayer pra ver e testar. O Dead or Alive rodando nele não foi suficiente pra sentir isso.

Enfim, não tem muito o que falar sobre o console porque os games ainda não estáo legais. Acho que só será possível vê-los funcionando mesmo em alguns meses. Mas o bicho ta aí. Agora os jogadores tem de contar com a criatividade dos designers e developers, e a gente pode ver a coisa acontecer.

16 novembro, 2005

EGS e SBgames

Semaninha agitada em games brazuca.

Sexta que vem (18/11) começa a EGS 2005, Electronic Game Show, 2005. Até aí nada de mais, fora que os tupiniquins estarão testando o X-BOX 360 EM PRIMEIRÍSSIMA MÃO.
De manhã tem a abertura oficial para a imprensa e convidados, e assim que chegar de lá posto as minhas impressões para vocês por aqui.
Agradecimentos especiais à super Rosa.

http://www.electronicgameshow.com/

4a feira da semana que vem (23/11)
inicia o SBgames, simpósio brasileiro de games
o SBgames é dividido em 4 eventos:
  • Wjogos, que é a parte tecnológica, a mais desenvolvida do simpósio, com pesquisas bem legais mesmo, este ano com corte de 3 x 1, quer dizer, a cada 3 enviadas apenas uma aceita.
  • In2games, que é dedicado aos empreendedores e pessoas que sonham em dar uma mordida nos bilhões de dólares dessa indústria
  • GameArt, que é a parte humana do negócio apesar desse nome infeliz
  • e o Festival de Games Independentes, que é melhor você ver por si mesmo
  • Além de conhecer toda a turma que tá levando esse negócio a sério pow.
Palestras, mesas, cursos, e quase tudo pra fazer um gamer feliz.
Também estaremos com trabalhos lá. não percam as news por aqui.

Até lá
http://www.sbgames.org.br