GameCultura

O Game como forma de cultura....

ENGLISH AS WE SPEAK - See this page in Google English
Tá rolando o I concurso do blog!
Não deixe de participar

28 julho, 2005

Esclarecimentos sobre RPG e BOARDS

Respondendo a este comentário:

e eu interesso-me bastante tanto por card-games como jogos de tabuleiros (rpg)


Se for possível, me passe dicas de como participar, como compreender, o custo disso, principalmente o rpg, pois embora eu goste desse gênero de jogos, sei que são grupos
restritos que praticam.


As pessoas as vezes confundem jogos de rpg com jogos de tabuleiros. Que embora possam ser misturados, não sao necessariamente os mesmos jogos.
Os jogos de RPG são jogos que o importante é a criação de narrativas. As vezes podem ser desenvolvidos cenários, tabuleiros, miniaturas, e até mesmo roupas e música para aumentar a imersão (engajamento) dos participantes na história. Mas o importante é a história.

Os jogos de tabuleiros não costumam ter o seu foco na criação das histórias, salvo as sensacionais batalhas de miniaturas, mas se elaboram sobre estratégias lúdicas, não narratológicas.

É muito simples começar a jogar o RPG. Mas as melhores campanhas as vezes demoram meses, com encontros semanais, que nem sempre podemos nos comprometer.
Antes de começar a comprar livros e métodos de RPG como um louco, sugiro que você frequente uma livraria especializada, como a DEVIR, por algumas semanas, observe os jogos que acontecem lá, e quando você perceber já estará participando de campanhas sensacionais de Vampire, Mage e outros, sem gastar nada.

Na Devir você também pode obter o livro Anais do primeiro simpósio em RPG e educação, com textos muito interessantes sobre as práticas do RPG aplicado, além de livros de regras e apetrechos para outros RPGs e Cards dos mais variados.

Divirta-se.

26 julho, 2005

Última Semana

Este é um post triste, pois estamos entrando na última semana do nosso pequeno evento.

Durante as 3 semanas anteriores o evento foi passando por um crescimento partindo do conhecimento mais popular e indo em direção a um mais especializado.
Assim, esta semana é a mais hardcore para todos que querem conhecer CardGames a fundo.

Bate-papos com profissionais, jogos construídos durante o evento (Flauta Mágica), jogos de estratégia avançada (Legend of the Five Rings e outros) estarão presentes a todos que quiserem jogar e conhecer o crème de la crème em Card Games.

Esperamos todos por lá,
não percam.

Abs, Roger

Texto TAROT

TARÔ

A origem das cartas de Tarô é bastante divergente, indo do Egito antigo (Livro de Thot) ao povo Judeu, passando pela China e pela Índia. Mas independente de sua origem obscura, é certo que o Tarot é um sistema simbólico de imagens em cartas.

Embora tenha suas origens como um sistema adivinhatório, hoje ele é amplamente usado como um sistema de auto-conhecimento e de meditação. A sua forma atual de 78 lâminas, um pouco mais compridas do que as cartas de um baralho tradicional, admite hoje bastante variações, inclusive de tarólogos que desenham seus próprios baralhos.

O padrão de 78 cartas é dividido em 2 grupos: os arcanos maiores e os menores.

O significado de Arcano, vem do latim arcanun, que quer dizer “conhecimento secreto” ou “verdade escondida”. Os arcanos maiores são um grupo de 22 cartas de trunfos ou pessoas. Os menores são as restantes 56 cartas, divididas em 4 grupos.

Existem diversos tipos de decks de tarô, alguns meramente ilustrativos, normalmente baseados apenas nos arcanos maiores. Mas existem outros diversos tipos padronizados em uso, espalhados pelo mundo. Os mais conhecidos são o Cigano, e o de Marselha, que apresenta os desenhos mais simplificados, sendo por isso usado como primeiro baralho por muitos iniciantes. Mas não quer dizer que você precise começar exatamente por esse. Aqui você vai conhecer vários tipos, e a maioria dos tarólogos recomenda que você escolha o que você gostar mais. Quer seja pelo visual, por pura simpatia.

Outros Tarôs conhecidos são os que aparecem em filmes, como o baralho das Bruxas, que aparece no filme 007: Viva ou deixe morrer (Live and let Die), ou os desenhados por artistas famosos como Dave McKean, capista do título de história em quadrinhos Sandman.

Texto por Roger Tavares


Mais elogios

A cada dia aparecem mais elogios para o nosso pequeno evento.
Esta semana foi procurado pelo Sr. Eduardo de Carvalho Braga que além de elogiar bastante o evento, e comentar sobre todas as possibilidades que os jogos de cartas podem abrir, me pediu os textos dos painéis.
Assim, postarei um ou 2 por dia para não atrapalhar muito os outros posts. Assim, pela ordem da exposição começarei com o de Tarot.

Obrigado a todos.

25 julho, 2005

Ilustrações para a Flauta Mágica!

Olá amigos! Primeira postagem da Miss Panacea aqui...
Eu ia só editar a postagem do Changeling, já que tomei um susto com a minha cara em tamanho gigante no blog! LOL Mas como não consegui este feito, resolvi postar uma das ilustrações para o Card Game da Flauta Mágica (ainda sem nome definitivo).
Para quem se interessa por saber, as ilustrações estão prontas e receberam um tratamento artístico e artesanal a base de Ecoline preto e branco (e de uma semana sem ver a luz do sol...para mim e não para o trabalho...).
Agora as ilustrações estão na etapa de colorização para finalmente serem usadas na diagramação das cartas!
A imagem postada é da carta de Terreno chamada “Floresta”.

Agora faltam apenas 65 cartas...

22 julho, 2005

Cartas Lobisomem

(vamos ver se agora funciona)
este eh o link para baixar as cartas do LOBISOMEM
http://geocities.yahoo.com.br/rogertavares/lobisomem.zip

quem baixar precisa do Winzip para abrir o arquivo
e do Adobe Acrobat Reader para poder imprimi-lo

as cartas do mafia, o edson ainda nao me enviou
assim q ele enviar eu coloco

abs a todos
roger

08 julho, 2005

Um pouco da programação...

Segue aqui um breve resumo:

JOGOS DE FESTA
Aqueles jogos improvisados que podem ser jogados em qualquer lugar (não requer experiência e tão pouco habilidade :-) ), e todo mundo sempre se diverte.

Máfia de Kansas City:
A cidade de Kansas está sob influência da máfia, e a cada noite traz umavítima. Cabe aos jogadores incorporarem os cidadãos, os criminosos, o juiz eo governador, para definirem se a cidade será libertada ou sucumbirá aosmafiosos.

Lobisomem
Nesta versão, são os lobisomens que estão aterrorisando uma vila. O problema é que não se sabe quem são eles. Cada jogador assume o papel de um dos personagens.
Resta saber se a Vila ou os Lobisomens prevalecerão.

JOGOS REGIONAIS
Sessões de jogos com características locais, de alguns dos países por onde o jogo de cartas se popularizou.

OFICINAS
A proposta das oficinas é a de ensinar um pouco do processo criativo que envolve os jogos de carta:

Jogo de carta e sociabilidade
Criação de jogos para entender melhor a sua empresa, escola ou família

Jogos de Cartas e Aulas interessantes
Técnicas de criação de jogos de cartapara trabalhar conteúdo didádito em casa ou na sala de aula

Mágicas com Cartas
Quem entende mais de cartas do que um mágico?
Aprenda com um a fazer truques que vão sempre ser divertidos

Transformando Jogos de Tabuleiro em Jogo de Cartas
Com essa transformação,os jogos de tabuleiro tornam-se portateis, econômicos, populares e às vezes até mais divertidos.

TEST DRIVE
Flauta Mágica, de Mozart (Participe da criação de um jogo em pleno desenvolvimento.
Este jogo de narrativas se passa no envolvente ambiente da Flauta Mágivca de Mozart, e permitirá a você sentir presente em um mundo maravilhoso, cheio de encantamento.

BATE-PAPO
Confira a programação de bate-papo com pessoas que trabalham na área deentretenimento, psicologia e pedagogia, envolvendo jogos de carta em todasessas áreas, e temas como sensibilidade musical, ensino de lógica, etc...

BirthRight: Estratégia

E toda a programação tem feito sucesso.
A versão de jogo de estratégia que ficou ao meu encargo (Fabiano) envolve exércitos, em um campo de batalha.
E nesse jogo, que na verdade é para Birthright (de Dungeons and Dragons) eu adaptei uma versão do combate da Cruz de Neville, em 1346, um triunfo dos arqueiros ingleses sobre uma força muito superior de Escoceses que invadiram a Bretanha, em nome do Rei da França.

Das Cartas aos CardGames (um pouco do que temos)

Então para relembrar, os dias do nosso eveto no SESC são de 2 até 30 deJulho.

O nome do evento é "Das Cartas aos Card Games", e a proposta é de mostrar a trajetória dos jogos de carta, desde sua criação, até a diversidadeexitente hoje.
E por isso que a abordagem dos temas envolvendo jogos de carta vai desde jogos de narrativa (onde o importante é a história que se desenvolve ao longo do jogo), jogos de estratégia (onde a combinação de cartas, e as táticas, são o forte do jogo), Jogos competitivos e colaborativos para todasas idades, inclusive jogos com temática didática (que servem tanto para pais quanto educadores).

Lobisomem e Máfia

Os Party Games (Jogos de Festa) tem feito muito sucesso.
Durante a semana o Edson tem mestrado o Máfia e o Lobisomem, e de fim de semana, o Santiago.

Como todos tem pedido as cartas, estamos disponibilizando aqui na internet, embora elas não sejam necessárias para se jogar. Basta escrever os nomes das personagens em um papel.

Clique AQUI para baixar o baralho que estamos usando para o Lobisomem, e

Clique AQUI para baixar o baralho que estamos usando para o Máfia.

Ambos os baralhos foram desenhados pelo Edson.

07 julho, 2005

Começou o CardCultura

...digo, DAS CARTAS AOS CARDGAMES
Meu novo projeto no SESC Pompéia
Vamos ver se a gente estoura a boca do balão que nem no GameCultura do início do ano...

Primeiro Post

Nooossaaaa
como esse blogger melhorou hein...
dah ateh vontade de postar hehehehe
tem ateh imagem agora!
qto serah q suporta?????